A Terceira Margem do Rio (1994)

A Terceira Margem do Rio é um filme franco-brasileiro de 1994, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e com roteiro baseado no conto de mesmo título do livro “Primeiras Estórias” (1962) de João Guimarães Rosa.

 

Sinopse

Um homem de meia-idade deixa sua familia e amigos para viver isolado em uma canoa no meio de um rio, na região central do Brasil, e jamais volta a pisar em terra firme. Seu único contato com as pessoas acontece através de seu filho Liojorge, que lhe deixa comida na margem do rio. Os anos se passam e a filha Rosário casa com um rapaz da região e vai morar na cidade. O filho também casa, mas decide permanecer com a mãe e continuar levando diariamente a comida para o pai invisível. Quando nasce Nhinhinha, a filha de Liojorge, e que tem poderes mágicos, o rapaz resolve levá-la até a beira do rio para apresentá-la ao pai.

 

Pêmios
Recebeu o prêmio Margarida de Prata em 1994.
Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1994.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>